“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.” Malaquias 3:8-9 - Almeida Revista e Atualizada.
Malaquias 3 inicia-se com anúncio da chegada do Mensageiro do SENHOR proclamando a vinda do Messias. A missão do Messias era purificar e refinar os “filhos de Levi” (Malaquias 3:3). Deus prometeu que após essa purificação os levitas trariam ofertas justas. Mas os sacerdotes levitas precisavam ser purificados de que?
O Contexto nos revela quais pecados estavam sendo cometidos por eles:
“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? —diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 1:6-8 – Almeida Revista e Atualizada
Os sacerdotes estavam oferecendo no altar pão imundo, além de levar para o sacrifício animais cegos, coxos e enfermos em direta contradição com as ordens de Deus:
“Porém, havendo nele algum defeito, se for coxo, ou cego, ou tiver outro defeito grave, não o sacrificarás ao SENHOR, teu Deus”. Deuteronômio 15:21 – Almeida Revista e Atualizada.
Quando líderes religiosos modernos vociferam em seus púlpitos afirmando que a mensagem de Malaquias 3:8-10 era dirigida apenas ao povo, cometem uma grande injustiça.
Que relação existe entre esses pecados cometidos pelos sacerdotes levitas e o roubo dos dízimos e ofertas em Malaquias 3:8?
Quando lemos Levítico 27:32-33, essa relação fica bastante clara:
“No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR. Não se investigará se é bom ou mau, nem o trocará; mas, se dalgum modo o trocar, um e outro serão santos; não serão resgatados”. Almeida Revista e Atualizada.
Os animais eram enfileirados e o pastor ficava com o cajado erguido contando seus animais em ordem. O décimo animal era marcado e separado para Deus. Esse era o dízimo (o décimo). Se ocasionalmente o animal marcado possuísse defeitos físicos (coxos, mancos, cegos), mesmo assim, era aceito por Deus.
Os doadores levavam aos sacerdotes seus dízimos (animais – saudáveis e defeituosos). Estes animais passavam a ser propriedade dos sacerdotes levitas em conformidade com as ordens de Deus em Números 18:21:
“Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.” Almeida Revista e Atualizada.
Os filhos de Levi descritos aqui são os mesmos mencionados em Malaquias 3:3.
Ainda outros animais eram trazidos ao levitas pelo povo como ofertas de sacrifícios. Esses animais não poderiam ter qualquer defeito ou mancha, pois eram símbolos do Messias prometido.
O que faziam esses sacerdotes corruptos? Recebiam os animais perfeitos para o sacrifício das mãos do povo (Deuteronômio 15:21), pegavam um defeituoso já trazido como dízimo de sua propriedade – lembre-se que o dízimo poderia ser bom ou mal (Levítico 27:33), e o trocavam pelo animal puro; em seguida, eles ofereciam no altar o animal cego, coxo ou doente (Malaquias 1:8,13).
Como os pecados poderiam ser perdoados com semelhante oferta?
Portanto, a frase, “porque a Mim roubais, vós a nação toda” inclui aí os levitas, visto que, por suas palavras e práticas estava desviando muitas pessoas do bom caminho (Malaquias 2:8).
Quantas vezes ouvimos pregadores declararem a plenos pulmões: “Com maldição sois amaldiçoados” (Malaquias 3:9), dirigindo estas palavras às pessoas sentadas em seus bancos nos templos cristãos.
E nosso dever lembrar, porém, que algumas maldições foram proferidas para os sacerdotes levitas; e por princípio, aos desonestos líderes do cristianismo moderno:
“Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração.” Malaquias 2:1-2 – Almeida Revista e Atualizada.
Deus prometeu jogá-los aos excrementos dos animais, símbolo de completa miséria, desprezo e ruína (Malaquias 2:3).
Não podemos negar que o povo roubava a Deus quando deixava de trazer seus dízimos em forma de alimento (frutas, cereais e grãos) e animais (puros ou defeituosos), além de não oferecer suas dádivas a Deus. Porém, os sacerdotes estavam também envolvidos em seus crimes porque trocavam os animais puros (ficando com estes) e oferecendo sobre o altar o defeituoso (devolvido como dízimo).
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Esclarecemos aos leitores, que este artigo pode conter imperfeições, podendo deixar de analisar alguns aspectos do assunto. Solicitamos a você, que através de seus comentários preencha as lacunas existentes no estudo.
Até o estudo no. 2: “O Dízimo de Abraão e Jacó” .
Que Deus cubra a todos de bênçãos!
Malaquias 3 inicia-se com anúncio da chegada do Mensageiro do SENHOR proclamando a vinda do Messias. A missão do Messias era purificar e refinar os “filhos de Levi” (Malaquias 3:3). Deus prometeu que após essa purificação os levitas trariam ofertas justas. Mas os sacerdotes levitas precisavam ser purificados de que?
O Contexto nos revela quais pecados estavam sendo cometidos por eles:
“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? —diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 1:6-8 – Almeida Revista e Atualizada
Os sacerdotes estavam oferecendo no altar pão imundo, além de levar para o sacrifício animais cegos, coxos e enfermos em direta contradição com as ordens de Deus:
“Porém, havendo nele algum defeito, se for coxo, ou cego, ou tiver outro defeito grave, não o sacrificarás ao SENHOR, teu Deus”. Deuteronômio 15:21 – Almeida Revista e Atualizada.
Quando líderes religiosos modernos vociferam em seus púlpitos afirmando que a mensagem de Malaquias 3:8-10 era dirigida apenas ao povo, cometem uma grande injustiça.
Que relação existe entre esses pecados cometidos pelos sacerdotes levitas e o roubo dos dízimos e ofertas em Malaquias 3:8?
Quando lemos Levítico 27:32-33, essa relação fica bastante clara:
“No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR. Não se investigará se é bom ou mau, nem o trocará; mas, se dalgum modo o trocar, um e outro serão santos; não serão resgatados”. Almeida Revista e Atualizada.
Os animais eram enfileirados e o pastor ficava com o cajado erguido contando seus animais em ordem. O décimo animal era marcado e separado para Deus. Esse era o dízimo (o décimo). Se ocasionalmente o animal marcado possuísse defeitos físicos (coxos, mancos, cegos), mesmo assim, era aceito por Deus.
Os doadores levavam aos sacerdotes seus dízimos (animais – saudáveis e defeituosos). Estes animais passavam a ser propriedade dos sacerdotes levitas em conformidade com as ordens de Deus em Números 18:21:
“Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.” Almeida Revista e Atualizada.
Os filhos de Levi descritos aqui são os mesmos mencionados em Malaquias 3:3.
Ainda outros animais eram trazidos ao levitas pelo povo como ofertas de sacrifícios. Esses animais não poderiam ter qualquer defeito ou mancha, pois eram símbolos do Messias prometido.
O que faziam esses sacerdotes corruptos? Recebiam os animais perfeitos para o sacrifício das mãos do povo (Deuteronômio 15:21), pegavam um defeituoso já trazido como dízimo de sua propriedade – lembre-se que o dízimo poderia ser bom ou mal (Levítico 27:33), e o trocavam pelo animal puro; em seguida, eles ofereciam no altar o animal cego, coxo ou doente (Malaquias 1:8,13).
Como os pecados poderiam ser perdoados com semelhante oferta?
Portanto, a frase, “porque a Mim roubais, vós a nação toda” inclui aí os levitas, visto que, por suas palavras e práticas estava desviando muitas pessoas do bom caminho (Malaquias 2:8).
Quantas vezes ouvimos pregadores declararem a plenos pulmões: “Com maldição sois amaldiçoados” (Malaquias 3:9), dirigindo estas palavras às pessoas sentadas em seus bancos nos templos cristãos.
E nosso dever lembrar, porém, que algumas maldições foram proferidas para os sacerdotes levitas; e por princípio, aos desonestos líderes do cristianismo moderno:
“Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração.” Malaquias 2:1-2 – Almeida Revista e Atualizada.
Deus prometeu jogá-los aos excrementos dos animais, símbolo de completa miséria, desprezo e ruína (Malaquias 2:3).
Não podemos negar que o povo roubava a Deus quando deixava de trazer seus dízimos em forma de alimento (frutas, cereais e grãos) e animais (puros ou defeituosos), além de não oferecer suas dádivas a Deus. Porém, os sacerdotes estavam também envolvidos em seus crimes porque trocavam os animais puros (ficando com estes) e oferecendo sobre o altar o defeituoso (devolvido como dízimo).
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Esclarecemos aos leitores, que este artigo pode conter imperfeições, podendo deixar de analisar alguns aspectos do assunto. Solicitamos a você, que através de seus comentários preencha as lacunas existentes no estudo.
Até o estudo no. 2: “O Dízimo de Abraão e Jacó” .
Que Deus cubra a todos de bênçãos!
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